O Sistema Educacional Adventista e a urgência do plano da Rede de Escolas

Rede de Educação Adventista

Essa rede de escolas vai colocar em ação o que se vê em outras partes do mundo, e certamente a educação adventista em Angola orgulhará os fiéis e servirá o país, formando as pessoas nos três aspectos: social, mental e espiritual.

A educação é vista como um meio de transformação social e um instrumento para se disseminar as mais diversas ideologias e pensamentos (Aranha, 2006, p. 124-125). Ela foi usada para espalhar tanto visões de fé como diversas perspectivas humanistas que têm mudado ao longo do tempo (Aranha, 2006, p. 102-105).

Em muitos países, como Angola, a educação foi um dos pilares para a evangelização do país. O Seminário Adventista do Bongo, naquela época, formava teólogos que não saíam apenas para evangelizar, mas também tinham a obrigação de implementar escolas no território onde foram colocados.

Devido a várias situações, hoje as nossas associações e missões não têm o controlo de todas as escolas que usam o símbolo e o nome da igreja, porque essas escolas são geridas pelas igrejas locais. Na maioria das situações, essas escolas não seguem as regras do sistema educacional adventista mundial.

Em todo o mundo, as igrejas adventistas locais não gerenciam as escolas. Elas não são instituições de apoio à igreja ou de fins lucrativos, mas servem à comunidade e são um instrumento de evangelização. No mundo, qualquer irmão ou igreja local que constrói uma escola que vai usar o nome e o símbolo da igreja, não a gere, mas a doa à associação ou missão.

As escolas adventistas em todo o mundo são diferentes das escolas comuns. Elas são avaliadas regularmente pela AAA (Agência Adventista de Acreditação de Escolas) e, quando estão fora deste padrão, são desacreditadas.

A estrutura do prédio escolar, os planos de ensino iguais em todas as escolas, as capelas semanais, as aulas de religião, o pastor escolar, o PMDE (Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual) e o cuidado com os funcionários da instituição são características do sistema educacional adventista, pois a igreja vê os professores e funcionários como homens chamados por Deus para a área educacional.

O plano da União Nordeste de Angola de implementação da Rede de Escolas será um grande ganho para todos, pois irá assegurar os funcionários das escolas e dará maior qualidade no ensino, uma vez que muitas escolas das nossas igrejas locais não têm estrutura nem qualidade, e muitos professores têm formação duvidosa.

Parabeniza-se a direção de educação da União Nordeste que, nos últimos tempos, tem se dedicado na capacitação dos diretores, secretários, professores e diversas pessoas da área da educação, para que eles tenham conhecimento de como funciona e o que é a filosofia do sistema educacional adventista.

Essa rede de escolas vai colocar em ação o que se vê em outras partes do mundo, e certamente a educação adventista em Angola orgulhará os fiéis e servirá o país, formando as pessoas nos três aspectos: social, mental e espiritual.

Isso já é visível no nosso país, ainda de forma tímida, no modelo de educação adventista que o IPAM, na província de Malange, tem seguido, que já tem impacto naquela província. O fruto desse trabalho é que, através dele, segundo o relatório apresentado pela diretora da instituição no comitê de final do ano de 2023 da União Nordeste, aquela instituição batizou 20 alunos naquele ano.

Ainda existe resistência em alguns lugares para entender os benefícios que a Rede de Escolas vai trazer e como o sistema educacional adventista funciona no mundo. Neste ponto, cabe aos pastores locais darem seminários e ensinarem a membria.

*Pedro Muenho – bacharel em Jornalismo e mestre em Direção de Recursos Humanos.

Sou membro da equipa de atendimento e informações da Rádio Adventus Online, a sintonia da esperança 93.9, estamos prontos para servir... Por: Rádio Adventus


Deixe o seu comentário!

Precisa de ajuda?